Análise e Diagnóstico
Conhecer a qualidade da dívida no passado, presente e, através de curvas de tendências, como estará no futuro. Na análise e diagnóstico de uma dívida, você irá se deparar com inúmeros perfis distintos de valor, devedor, circunstâncias que exigem uma ação urgente, outras que exigem cuidados contínuos. Passamos a conhecer qualidade dos cadastros (com ou sem endereços, com sem telefones, com ou sem e-mails, etc) e qualidade da dívida (faixa de valores e atrasos).
Carteiras e Roteiros
A partir do conhecimento da dívida procede-se a criação das Carteiras e e a definição de Roteiros de Cobrança para os débitos em aberto. As carteiras agrupam as dívidas por similaridade de tributos e os roteiros definem a forma como os contribuintes de uma determinada carteira serão cobrados (cobrança administrativa, protesto de títulos e execuções fiscais).
Higienização de Cadastro
A baixa qualidade e confiabilidade dos cadastros econômico e imobiliário e a ausência de processos simples e seguros de atualização destes cadastros, tem se tornado um problema para os Municípios que visam a realização de ações de combate à inadimplência. Podemos afirmar que a execução das atividades de cobrança depende da regularização e atualização do cadastro de contribuintes devedores, para que se consiga atuar profissionalmente no objetivo de localizar, cobrar e receber o débito.
Cobrança Administrativa
A Cobrança Administrativa é a fase inicial do nosso time line de cobrança e tem como objetivo recuperar o contribuinte inadimplente com o menor custo para o credor (prefeitura) e devedor (contribuinte), através de uma cobrança amigável. Este processo é feito através da seleção do alvo da ação de cobrança, notificação de atraso, notificação de penalidade e, caso não resulte no pagamento da dívida, a penalidade de cancelamento do parcelamento é aplicada ou inscrição em dívida ativa.
Inscrição em Dívida Ativa
Quando não é possível recuperar o contribuinte inadimplente na fase de cobrança administrativa, a segunda fase de cobrança é iniciada, a Inscrição em Dívida Ativa, que tem como objetivo final inscrever as dividas não pagas do contribuinte. Este processo é feito através da seleção do alvo da ação de cobrança, notificação de atraso, notificação de penalidade e, caso não resulte no pagamento da dívida, a penalidade de inscrição em dívida ativa é aplicada.
Atendimento
O atendimento presencial é fundamental no processo de cobrança, o agente, tem acesso a uma ficha completa todos os dados do contribuinte tais como cadastro, endereços, telefones, histórico de acionamento, parcelas em aberto e opções para negociação, esclarecimento de duvidas, emissão de segunda vias de dívidas e atualização de endereços.
Portal de Negociação
Através de um portal de negociação de dívidas, após a realização do credenciamento o contribuinte pode realizar as seguintes funções:
• Emissão de Extrato de Débitos;
• Emissão de 2a. via de guias;
• Simulação de Parcelamento de Dívidas;
• Emissão de Parcelamentos.