METODOLOGIA
Time line da Cobrança
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Carteiras e Roteiros.png
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SOLUÇÕES SIMPLES E EFICIENTES

Um processo de recuperação de dívidas bem-sucedido prescinde de um sistema eficiente de comunicação, se possível automatizado e condicionado a períodos. Uma ação deve ser tomada a cada 30 dias até que se receba a dívida ou se inscreva a dívida, proteste os débitos ou se execute os mesmos.

PLANEJAMENTO
Análise e Diagnóstico

Conhecer a qualidade da dívida no passado, presente e, através de curvas de tendências, como estará no futuro. Na análise e diagnóstico de uma dívida, você irá se deparar com inúmeros perfis distintos de valor, devedor, circunstâncias que exigem uma ação urgente, outras que exigem cuidados contínuos. Passamos a conhecer qualidade dos cadastros (com ou sem endereços, com sem telefones, com ou sem e-mails, etc) e qualidade da dívida (faixa de valores e atrasos).

 
PLANEJAMENTO
Carteiras e Roteiros

A partir do conhecimento da dívida procede-se a criação das Carteiras e  e a definição de Roteiros de Cobrança para os débitos em aberto.  As carteiras agrupam as dívidas por similaridade de tributos e os roteiros definem a forma como os contribuintes de uma determinada carteira serão cobrados (cobrança administrativa, protesto de títulos e execuções fiscais).

 
PLANEJAMENTO
Higienização de Cadastro

A baixa qualidade e confiabilidade dos cadastros econômico e imobiliário e a ausência de processos simples e seguros de atualização destes cadastros, tem se tornado um problema para os Municípios que visam a realização de ações de combate à inadimplência. Podemos afirmar que a execução das atividades de cobrança depende da regularização e atualização do cadastro de contribuintes devedores, para que se consiga atuar profissionalmente no objetivo de localizar, cobrar e receber o débito.  
 

 
COBRANÇA
Cobrança Administrativa

A Cobrança Administrativa é a fase inicial do nosso time line de cobrança e tem como objetivo recuperar o contribuinte inadimplente com o menor custo para o credor (prefeitura) e devedor (contribuinte), através de uma cobrança amigável.  Este processo é feito através da seleção do alvo da ação de cobrança e execuções dos roteiros previstos nas carteiras:

  1. Seleção de carteiras (dividas do ano, parcelamentos ou divida ativa);

  2. Seleção de roteiros (notificação de atraso ou penalidade);

  3. Seleção de contribuintes (maiores ou menores devedores, bairros, imóvel ou empresa, quantidade de contribuintes, etc); 

  4. Seleção de parcelas (faixa de atraso, faixa de valor, tributo, etc);

  5. Notificação de Atraso (comunicação informando o atraso e penalidades possíveis)

  6. Notificação de Penalidade (comunicação informando o atraso e a penalidade que será aplicada).

 
COBRANÇA
Inscrição em Dívida Ativa

Quando não é possível recuperar o contribuinte inadimplente na fase de cobrança administrativa, através de um roteiro previamente estabelecido, a segunda fase de cobrança é iniciada, a Inscrição em Dívida Ativa, que tem como objetivo final inscrever as dividas não pagas do contribuinte. Este processo é feito através da seleção do alvo da ação de cobrança e execuções dos roteiros previstos nas carteiras:

  1. Seleção de carteiras (dividas do ano, parcelamentos ou divida ativa);

  2. Seleção de roteiros (notificação de atraso ou penalidade);

  3. Seleção de contribuintes (maiores ou menores devedores, bairros, imóvel ou empresa, quantidade de contribuintes, etc); 

  4. Seleção de parcelas (faixa de atraso, faixa de valor, tributo, etc);

  5. Notificação de Inscrição em DA (comunicação informando o atraso e penalidades possíveis)

  6. Inscrição em DA (comunicação informando o atraso e a penalidade que será aplicada).

 

Através do Protesto de Títulos é possível enviar os lançamentos inscritos em dívida ativa para que sejam protestados. O envio é feito através de arquivo no formato texto no layout determinado pelo convênio para a central dos cartórios. Após recepcionar o arquivo a central dos cartórios distribui os lançamentos para os cartórios e retorna um arquivo também no formato texto contendo informações como: status da recepção do lançamento, qual cartório o lançamento foi distribuído. Os lançamentos enviados para protesto podem ou não ficar impedidos de serem negociados diretamente na prefeitura. 
 Este processo é feito através da seleção do alvo da ação de cobrança e execuções dos roteiros previstos nas carteiras:

  1. Seleção de carteiras (dividas do ano, parcelamentos ou divida ativa);

  2. Seleção de roteiros (notificação de atraso ou penalidade);

  3. Seleção de contribuintes (maiores ou menores devedores, bairros, imóvel ou empresa, quantidade de contribuintes, etc); 

  4. Seleção de parcelas (faixa de atraso, faixa de valor, tributo, etc);

  5. Notificação de Inscrição em DA (comunicação informando o atraso e penalidades possíveis)

  6. Inscrição em DA (comunicação informando o atraso e a penalidade que será aplicada).

 
 
 
 
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