Carteira_edited.png

Carteiras e Roteiros

A partir do conhecimento da dívida procede-se a criação das Carteiras e dos e a definição de Roteiros de Cobrança para os débitos em aberto.  As carteiras agrupam as dívidas por similaridade de tributos e os roteiros definem a forma como os contribuintes de uma determinada carteira serão cobrados (cobrança administrativa, protesto de títulos e execuções fiscais).

Execução de Roteiro de Cobrança

Seleção da fila de trabalho (validação de dados, higienização de cadastro, transferência de contribuinte, cancelamento de parcelamento, cobrança por carta, cobrança por SMS e cobrança por e-mail), carteira e roteiro disponíveis para execução, períodos de competência, quantidade de maiores ou menores contribuintes, faixas de atraso e de valor, situação de pagamento da parcela, origem do tributo, valor principal, faixa de atraso e de valor. Execução da fila de trabalho, de acordo com o propósito da fila.

Execucao_edited.png
HigienizacaodeCadastro_edited.png
Tratamento 20 de Retorno_edited.png

Higienização de Cadastro e Tratamento de Retorno

A baixa qualidade e confiabilidade dos cadastros e a ausência de processos simples e seguros de atualização destes cadastros, são um problema para que os Municípios realizem ações de combate à inadimplência com o objetivo de localizar, cobrar e receber o débito. 

  • Higienização de Cadastro - Antes do envio de cartas, SMS e e-mail o sistema verifica se dados de endereço, celular e e-mail são validos; 

  • Análise de Retorno - Após o envio, caso as cartas, SMS e e-mail não tenham sido entregues aos contribuintes, o sistema recepciona os retornos para tratamento.

Notificações

Notificações nos formatos de avisos, cartas, comunicados, intimações podem ser gerados e impressos pela próprio Prefeitura, permitindo agilidade, rapidez e redução de custos. As notificações podem ser personalizadas com os dados dos contribuintes e de seus débitos podendo conter, textos, imagens, código de barras, etc.  

  • Cartas - De acordo com o modelo da carteira e roteiro, gerando arquivo PDF de cartas;

  • SMS - De acordo com o modelo do SMS e anexo associado, carteira e roteiro);

  • E-mail - De acordo com o modelo do e-mail e anexo associado, carteira e roteiro).

Notificações_edited.png
Penalidades_edited.png

Penalidades

  • Inscrição em Dívida Ativa - Após o envio das notificações e, sem negociação dos débitos por parte do contribuinte, o sistema, de acordo com o roteiro de cobrança, gera um arquivo para ser inscrito em Dívida Ativa;

  • Cancelamento de Parcelamento - De acordo com a regra de cancelamentos de parcelamentos o sistema gera um arquivo de parcelamentos a serem cancelados, para os que não foram regularizados;

  • Protesto de Títulos - Com a dívida já inscrita (CDA) as mesmas, de acordo com o roteiro de cobrança, são enviadas para protesto e negativação do contribuinte.

Negociação

Portal de NegociaçãoAtravés de um portal de negociação de dívidas, após a realização do credenciamento o contribuinte pode realizar as seguintes funções:

  • Emissão de Extrato de Débitos;

  • Emissão de 2a. via de guias;

  • Simulação de Parcelamento de Dívidas;

  • Emissão de Parcelamentos.

Atendimento - Através de tela de negociação exclusiva, o contribuinte pode ser atendido por um funcionário da prefeitura.

Negociação_edited.png